História do Franchising
O franchising é um modelo de negócio que consiste na concessão de direitos de uso de uma marca, know-how e outros ativos de propriedade de uma empresa (franqueadora) a outra empresa (franqueada), em troca de uma taxa inicial e royalties.
Esse modelo de negócio surgiu nos Estados Unidos da América na por volta de 1850, através da marca Singer Sewing Machines Co. A empresa, que fabricava máquinas de costura, concedeu a comerciantes independentes a licença para comercializar seus produtos e fazer uso de sua marca.
Ainda no século XIX, outras empresas começaram a adotar o modelo de franchising, como a Coca-Cola, que concedeu a licença para a produção e distribuição de sua bebida a empresários interessados.
No século XX, o franchising começou a se expandir para outros setores da economia, como o varejo, a alimentação e os serviços. Algumas das franquias mais conhecidas do mundo surgiram nessa época, como a McDonald’s, a Subway e a Starbucks.
No Brasil, o franchising começou a se desenvolver na década de 1970. A primeira franquia brasileira foi a da rede de fast-food Bob’s, fundada em 1971.
A partir da década de 1990, o franchising brasileiro começou a crescer de forma acelerada. Em 2023, o setor representava cerca de 2,6% do PIB do Brasil e empregava mais de 1,8 milhão de pessoas.
Principais marcos na história do franchising
- 1850: A Singer Sewing Machines Co. concede a primeira franquia de máquinas de costura nos Estados Unidos.
- 1899: A Coca-Cola cria o primeiro franchising de produção, outorgando a licença para empresários interessados em produzir e distribuir sua bebida.
- 1920: A General Motors cria o primeiro franchising de serviços, outorgando a licença para a abertura de concessionárias de automóveis.
- 1950: O franchising começa a se expandir para outros setores da economia, como o varejo, a alimentação e os serviços.
- 1971: A primeira franquia brasileira é aberta, a rede de fast-food Bob’s.
- 1990: O franchising brasileiro começa a crescer de forma acelerada.
- 2023: O franchising representa 2,6% do PIB do Brasil e emprega mais de 1,8 milhão de pessoas.
O futuro do franchising
O franchising é um modelo de negócio que tem se mostrado cada vez mais resiliente e adaptável às mudanças do mercado. Em um cenário de globalização e digitalização, o franchising oferece uma oportunidade de expansão e crescimento para empresas de todos os portes.
O Brasil é um dos países com maior potencial de crescimento para o franchising no mundo. O país tem uma população jovem e crescente, com uma renda média em ascensão. Além disso, o mercado brasileiro é relativamente pouco explorado, oferecendo oportunidades para novas franquias.
Com um cenário favorável para o seu desenvolvimento, o franchising deve continuar a crescer no Brasil e no mundo nos próximos anos.